oficinas

A Estudo de Cena trabalha em processos artísticos que são definidos por temas que contribuem com o debate sobre as condições atuais da vida. Unindo experimento de linguagem e temas críticos o grupo atua em parceria com movimentos sociais, estudantes e coletivos culturais no sentido de contribuir com a resistência popular do campo e da cidade, e expandir a pesquisa da arte contra-hegemônica. Faz parte deste procedimento a realização de oficinas artístico pedagógicas, segue neste tópico imagens de algumas de nossas oficinas.

15 - CMYK - 72dpi.jpg
01.JPG
IMG_7637ESTUDO DE CENA .jpg
IMG_8267.jpg
IMG_9147.JPG
IMG_5445.jpg
IMG_8601.JPG
DSCN8885.JPG
03.jpg
IMG_3108.JPG
256.1-foto 31.jpg
01.jpg

Oficina A farsa da justiça

Oficina de teatro a partir dos temas e canções da peça A farsa da justiça. Trabalho realizado com jovens do IX Acampamento pedagógico da juventude Sem Terra “Oziel Alvez”, curva do S na PA-150 em Eldorado dos Carajás - Pará, local onde ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás em 17 de abril de 1996.

Data: de 10 a 17 de abril de 2014

Local: IX Acampamento pedagógico da juventude Sem Terra “Oziel Alvez” - Eldorado dos Carajás/Pará

 

fotos

 

Oficina Cangaços I

Oficina de teatro que trabalhou experimentos cênicos a partir de crônicas de Graciliano Ramos reunidos no livro Cangaços. No final da oficina o experimento “Cangaços” teve duas apresentações públicas, na sede da Cia do Feijão e no Espaço Pyndorama, da Cia Antropofágica.

Data: de abril a setembro de 2015

Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP

fotos

 

Oficina Canudos

Oficina de teatro para militantes latino americanos da X Turma de teoria política latino americana, da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF. A oficina teve como base o repertório cancioneiro sobre a Guerra de Canudos. A apresentação da oficina ocorreu no mesmo dia que a polícia tentou invadir a escola do MST.

Data: de agosto a novembro de 2016

Local: Escola Nacional Florestan Fernandes - Guararema/SP

fotos          vídeo experimento canudos

 

Oficina Cangaços II

Oficina de teatro que teve como base o conto Feira de Cabeças de Aurélio Buarque de Holanda e canções interpretadas pela cantora Roze. O experimento final da oficina foi apresentado no I Encontro artístico pedagógico de teatro de grupo, organizado pela Estudo de Cena. Outra apresentação pública aconteceu no Engenho Teatral.

Data: de agosto de 2016 a fevereiro de 2017.

Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP

fotos

  

Oficina de Agitação e Propaganda para o Levante Popular da Juventude

Oficina para militantes do Levante Popular da Juventude, vindos de cinco estados do Brasil. A oficina preparou intervenções para atos de rua.

Data: setembro de 2017

Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP

fotos

  

Oficina II de Agitação e Propaganda para o Levante Popular da Juventude  

Oficina para militantes do Levante Popular da Juventude. A oficina preparou intervenção para convocar a população de São Paulo para o ato “Fora Temer” de 10 de novembro de 2017.

Data: novembro de 2017

Local: Espaço Pyndorama e mediações da estação de trem e metrô Barra Funda - São Paulo/SP

fotos

  

Oficina Suor de Ferro

Oficina realizada a convite do MAM - Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, para jovens militantes de sete estados brasileiros da I Turma do Curso de Introdução ao Problema Mineral no Brasil. A base do trabalho foi o conjunto de reportagens “Suor de Ferro” de Márcio Zonta publicada no Brasil de Fato. Na oficina foi criada a peça curta “Mineradora CALE, sua vida MUDA”, que posteriormente foi apresentada em assembleias e encontros do MAM pelo Brasil.

Data: Março e abril de 2017

 Local: Escola Nacional Florestan Fernandes - Guararema/SP

fotos

  

Oficina Narrativas de Ferro

A convite do MAM a Estudo de Cena realizou uma oficina de teatro-vídeo para o grupo de teatro Revolução da Juventude, para a Brigada Carlos Drummond de Andrade e para a juventude camponesa na região de Conceição do Mato Dentro - MG. No percurso da oficina foram criadas cenas com histórias das comunidades atingidas pela Mineradora Anglo American. Do trabalho da oficina resultou o curta metragem “Narrativas de Ferro”. 

Data: Dezembro de 2017

Local: Conceição do Mato Dentro/MG

fotos

  

Oficina de teatro e vídeo

Oficina realizada na Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal, realizada na ocasião de exibição do vídeo Narrativas de Ferro.

Data: abril de 2018.

Local: Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal/DF

fotos

  

Oficina Suor de Ferro II

Oficina realizada a convite do MAM - Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, para jovens militantes de sete estados brasileiros da II Turma do Curso de Introdução ao Problema Mineral no Brasil.

Data: junho e julho de 2018

Local: Escola Nacional Florestan Fernandes - Guararema/SP

fotos

Oficina Identidade Camponesa

A convite do MST a Estudo de Cena coordenou oficina de teatro na Escola de Artes do Assentamento Contestado no Paraná. A base da oficina foi o poema Carteira de Identidade do poeta palestino Mahmoud Darwich e resultou no experimento Identidade Camponesa.

Data: julho de 2018

Local: Escola de Artes do Assentamento Contestado, Lapa/PR

fotos

Oficina Procedimentos de Trabalho da Estudo de Cena

A oficina que teve a participação de estudantes, artistas e militantes de movimentos sociais, socializou procedimentos de trabalho da Estudo de Cena. No percurso de formação foram trabalhadas cenas de realismo crítico e intervenções de agitação e propaganda no dia 1º de maio e na greve geral de 04 de junho de 2019.

Data: de abril a junho de 2019

Local: Engenho Teatral - São Paulo/SP

fotos da oficina          fotos intervenção