ENCRUZILHADA:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL

“Há vida depois do capitalismo?”, com Peter Frase, sociólogo estadunidense, autor do livro Quatro Futuros, lançado no Brasil em 2020 pela Autonomia Literária. Para conduzir a conversa e aprofundar as reflexões tivemos a presença de Aline Klein e Everton Lourenço, ambos da Revista Jacobin.  

PETER FRASE – editor da revista Jacobin, Ph.D. em sociologia na CUNY Graduate Center, e escreve regularmente para In These Times e Al Jazeera. Em 2020 publicou no Brasil, pela Autonomia Literária, o livro Quatro Futuros – a vida após o capitalismo.

ALINE KLEIN – cursou Geografia na USP e atualmente é editora na Jacobin Brasil.

EVERTON LOURENÇO - cientista da computação, co-coordena traduções para a Jacobin Brasil e traduziu os livros Quatro Futuros: A Vida Após o Capitalismo (2020) e Comunismo de Luxo Totalmente Automatizado (2022), ambos pela Autonomia Literária.

 

SINOPSE DO ENCONTRO:

O capitalismo vai acabar, mas... o que vem depois? Partindo dos temas da automação e do colapso ambiental, um exercício de ficção do futuro não pode e não consegue abrir mão do material documental que nos cola a realidade imediata. Onde é possível enxergar as lutas sociais progressistas e os processos conservadores que estão construindo as possibilidades dos quatro futuros apresentados no livro? Está mais fácil imaginar o Rentismo e o Exterminismo? Como a ciência social, a arte, filosofia, etc, podem contribuir para ativar a imaginação da possibilidade do Socialismo ou Comunismo?